Bovespa, FDC e FIERGS mapeiam empresas gaúchas com potencial para abrir capital

>> 23 maio 2008


A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a FDC (Fundação Dom Cabral), a Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) realizam hoje, na sede da Fiergs, o evento de lançamento da pesquisa, “Gestão, Governança e Mercado de Capitais – Perspectivas das Empresas Gaúchas”. O objetivo é conhecer o estágio atual de gestão e governança dessas companhias e o seu potencial para acessarem o mercado de capitais em suas múltiplas modalidades, sobretudo por meio da abertura de capital.

[Continuar Lendo...]

    O início das visitas e da aplicação dos questionários da pesquisa ocorrerá ainda no mês de maio. As empresas envolvidas vão receber também um relatório individual que orienta sobre como podem se preparar para o acesso ao mercado de capitais por meio da adoção das melhores práticas de gestão e governança. A conclusão da pesquisa, bem como a apresentação dos resultados, está prevista para o último trimestre desse ano.

    Com a consolidação da estabilidade macroeconômica e as oportunidades de investimentos que se apresentam para o Brasil, o mercado de capitais brasileiro torna-se, cada dia mais, um segmento importante para as empresas captarem recursos e viabilizarem planos de investimentos. O acesso a esse mercado requer que elas estejam preparadas internamente, principalmente no que diz respeito a questões relacionadas à gestão e à adoção de boas práticas de governança corporativa, temas que serão objeto da pesquisa.

    Pesquisa similar foi realizada em conjunto com a Federação das Industrias de Minas Gerais em 2007 e apontou que 59% das 70 empresas mineiras consultadas estariam em estágios intermediários ou avançados de preparação e, conseqüentemente, teriam média ou alta propensão a iniciar um processo de abertura de capital.

    A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) é a maior bolsa de valores da América Latina e o único centro de negociação de ações no Brasil. Tem como principais objetivos desenvolver o mercado de capitais brasileiro, atrair novas empresas com boas práticas de governança corporativa, financiar o setor produtivo e mobilizar a sociedade civil para formação de poupança no mercado de ações no longo prazo.

    A FDC (Fundação Dom Cabral) é um centro de desenvolvimento de executivos, empresários e empresas que atua em todo o Brasil e em vários países do mundo. Por meio da interação com a comunidade empresarial, desenvolve soluções educacionais integradas e customizadas capacitando os executivos para a excelência da gestão nas empresas e para o crescimento sustentável da sociedade.

    A Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) conta hoje com 108 sindicatos filiados, que representam 41 mil fábricas em atividades no Estado, responsáveis pela geração de 600 mil empregos diretos. Ao longo de sete décadas de atuação, a Federação participa do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e do Brasil por meio de ações propositivas, reforçando o compromisso estratégico que está na síntese da missão da atual gestão: liderança, representatividade e desenvolvimento.




Bookmark and Share Adicionar esta notícia no Linkk



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP