Recordes evidenciam bolsa, mas cenário favorece outras opções de investimento

>> 22 maio 2008


A rotina de recordes da bolsa brasileira depois da obtenção do investment grade evidencia o bom momento desta alternativa de investimento. Desde o começo do ano, uma carteira de ações que "apenas" acompanhou o desempenho do Índice Bovespa já rendeu ganho próximo de 15% ao acionista.

Mas a excelente performance da bolsa no ano não determina uma superioridade das ações frente às outras opções de investimento, apenas demonstra que o momento é favorável, de maneira geral, para praticamente todas as alternativas, que também encontram em 2008 um cenário muito favorável.

Leia tudo...

    Este retrato foi destacado pelos analistas do Banco Cruzeiro do Sul, que em avaliação abrangente das diversas alternativas de aplicação, encontraram cenário desafiador somente para os que apostaram na valorização do dólar.

    Bolsa: fundamentos além do investment grade
    Para a bolsa, o forte desempenho recente pode alimentar questões acerca da sustentabilidade do ritmo de recordes. É consenso que o mercado sempre busca antecipar os movimentos, mas será que o ganho obtido com o grau de investimento não se encontra precificado? E um movimento mais abrangente de realização de lucros, não torna a bolsa "cara" no atual patamar?

    As apostas dos analistas remetem aos dois lados, mas uma verdade é que um olhar para o cenário do mercado doméstico de ações ainda favorece. O grande temor externo de recessão a cada dia tem uma fatia esquecida e a conquista do investment grade, nas palavras do Banco Cruzeiro do Sul, "não se trata de especulação sem lastro, já que os balanços têm sido, em geral, muito bons".

    A temporada de resultados do primeiro trimestre pode mesmo ser considerada como bom referencial dos sólidos fundamentos da economia brasileira. Um saldo generalizado das divulgações do período além de trazer poucas decepções consideráveis, ainda oferece algumas surpresas positivas principalmente entre os setores de mineração, petróleo e bancos.

    Renda fixa e imóveis também em alta
    Apesar dos ganhos mais expressivos, questões como o avanço inflacionário ou problemas do setor financeiro norte-americano ainda incorporam riscos importantes ao investimento em ações. Para os mais cautelosos, o cenário positivo também acompanha a renda fixa.

    Entre seguidos indicadores que apontam uma deterioração dos preços também no mercado interno, a tendência é de aperto monetário mais profundo.

    "Os juros reais não necessariamente se elevarão diante do aumento da inflação, mas ainda assim continuarão a ser dos maiores do mundo, para satisfação daqueles que investem em DIs futuros, fundos de renda fixa, depósitos a prazo, títulos do Tesouro, poupança", salienta o banco.

    E não pára por aí. O segmento de imóveis também experimenta franca expansão, com destaque para o impulso verificado na disponibilidade de crédito.

    Dólar ainda é desafio
    Dentre os mercados avaliados pelo Banco Cruzeiro do Sul, o de cenário mais desafiador é o do dólar. Para se ter uma idéia, os investidores que apostaram na valorização da moeda norte-americana se deparam com perda acumulada de mais de 6% em 2008.

    E traçar a tendência futura da moeda parece ser ainda mais difícil, uma vez que eventos pesam para os dois lados. Mesmo com a obtenção do investment grade e a alta dos juros tendendo a ampliar consideravelmente o número de divisas externas no Brasil e pressionar o dólar frente ao real, os analistas ressaltam que a volta do déficit em conta corrente poderá exercer influência contrária sobre a moeda, e pode predominar.

    Julho pode ter turbulência
    Que a chegada de um quadro recessivo nos Estados Unidos fica difícil é consenso, mas alguns setores da economia norte-americana custam a apresentar recuperação significativa em seus indicadores.

    Para o Banco Cruzeiro do Sul, alguns dados do segundo trimestre tendem a evidenciar um retrato de maior enfraquecimento da atividade econômica do País, com clara pressão sobre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

    Caso se concretize, este cenário pode ocasionar em um período de turbulência aos investimentos de modo geral, mas especificamente no mês de julho.
    Fonte: Infomoney
    Bookmark and Share Adicionar esta notícia no Linkk



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP