Confira a agenda do investidor para a última semana de maio

>> 23 maio 2008


Dentro da agenda da última semana de maio, os investidores estarão atentos, sobretudo, ao PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano e à inflação medida pelo núcleo do PCE.

No cenário nacional, a ênfase fica para o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de maio. Além disso, as Notas do Banco Central trarão informações relevantes sobre o desempenho econômico do País no mês de abril.
Continue Lendo...


    > Segunda-feira (26/5)
    - Brasil
    8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de maio. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

    8h30 - O Banco Central anuncia o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

    11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à terceira semana de maio, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

    O BC também apresenta a Nota do Setor Externo de abril, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.
    - EUASerá comemorado o Memorial Day, e conseqüentemente, não haverá pregão em Wall Street.> Terça-feira (27/5)
    - Brasil
    8h00 - A FGV publica a Sondagem do Consumidor de maio. O índice é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

    10h00 - O Banco Central publica a Nota de Política Monetária de abril, que traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.
    - EUA11h00 - Será apresentado o Consumer Confidence referente ao mês de maio. O índice é responsável por medir a confiança dos consumidores norte-americanos.

    11h00 - Em complemento ao Existing Home Sales, o New Home Sales mostra o número de casas novas, com compromisso de venda durante o mês de abril.
    > Quarta-feira (28/5)
    - Brasil
    07h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente à terceira quadrissemana de maio. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

    9h00 - O IBGE apresenta o IPCA-15 (Índice de Preço ao Consumidor Amplo - 15) referente ao mês de maio. Esse índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês.

    10h00 - O Banco Central apresenta a Nota de Política Fiscal referente ao mês abril, que revelará os gastos públicos realizados durante o período.
    - EUA9h30 - O Departamento de Comércio do país apresenta o Durable Good Orders de abril, que avalia o volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período.

    11h30 - O relatório de Estoques de Petróleo é semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). Importante medida, já que o país é considerado o maior consumidor do combustível.
    > Quinta-feira (29/5)
    - Brasil
    8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do acumulado de maio, que é bastante utilizado pelo mercado, e mede a evolução geral de preços na economia.
    - EUA9h30 - O Departamento de Comércio apresenta os dados preliminares do PIB e de seu deflator, ambos baseados no primeiro trimestre.

    9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.
    > Sexta-feira (30/5)
    - Brasil

    8h00 - A FGV divulga a Sondagem Industrial referente ao mês de maio, que reúne informações sobre a evolução da atividade da indústria nacional.
    - EUA
    9h30 - Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de abril, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, respectivamente.

    9h30 - O mercado aguarda a inflação descrita no núcleo do PCE (Personal Consumption Expenditures), também com base em abril, que é considerada uma das medidas de preços preferidas pelo Fed.

    10h45 - Será publicado o Chicago PMI referente ao mês de maio, índice que mede o nível de atividade industrial na região.

    11h00 - A Universidade de Michigan publica a revisão do Michigan Sentiment de maio, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.
    Como começa a semana subseqüente?> Segunda-feira (2/6)
    - Brasil
    8h00 - A FGV publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à quarta quadrissemana de maio. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

    8h30 - O Banco Central publica o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

    11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente ao mês de maio, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

    E o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos) apresenta a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, feita mensalmente em 16 capitais brasileiras, na qual se avalia o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família, através do valor dos produtos elementares.
    - EUA11h00 - Será apresentado o ISM Index referente ao mês de maio, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.

    11h00 - Encerrando a agenda do dia, o Departamento de Comércio apresenta o Construction Spending de abril, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.
    Fonte: Infomoney



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP