CIELO + REDECARD = + ACEITABILIDADE + VANTAGENS ?

>> 06 julho 2010


Já está em vigor a não exclusividade no processamento de recebimentos/pagamentos através de cartões de créditos no país, e as duas maiores empresas deste mercado, a Cielo e a Redecard já estão trabalhando com sistemas que aceitam o processamentos de cartões que antes só eram aceitos por uma ou outra operadora. 

Eu chamo este sistema de "aceitabilidade", pois assim como aconteceu recentemente no ramo de telefonia, este novo sistema permite aos clientes destas empresas escolher e avaliar o melhor custo por benefício e adotar o que representar melhores benefícios.

Vantagens aos comerciantes
As vantagens num primeiro momento, parecem beneficiar mais os logistas que antes eram obrigados a contratar dois ou mais serviços para então oferecer mais abrangência no recebimento dos pagamentos, além de ter que operar com mais de um sistema que demandava sistemas de comunicação separados [linha telefônica] para ganhar eficiência nos processamentos.

As franquias pagas pelo serviços serão reduzidas em seu número, uma vez que adotando um dos sistemas tudo passa a ser feito em uma unica máquina [PDA]. O acirramento das disputas pelo mercado deve levar as operadoras de cartões a oferecer vantagens e benefícios aos lojistas, e quem sabe até aos consumidores [as campanhas publicitárias estão dando uma noção de até onde isso pode chegar].

E o consumidor, como fica?
Considerando que haja repasse dos ganhos de sinergia ao preço final dos produtos e serviços, o consumidor pode se beneficiar com preços mais atraentes, mas eu não creio que isso aconteça, no entanto pelo menos estes devem devem se estabilizar.

Um ponto que volto a falar é o da "aceitabilidade", pois ela permitirá maior flexibilidade de escolhar ao consumidor, não tendo que ficar atrelado a uma loja por causa da forma de pagamento e isso pode ser uma vantagem, que se enquadra no quesito escolha e liberdade.

Outro ponto que merece atenção também diz respeito às empresas processadoras de cartões de médio e pequeno porte, pois estas empresas,  não terão condições de brigar em pé de igualdade com as  gigantes do setor. Em face disso, podemos até imaginar estas empresas abrindo caminhos e mercados menores, como as cidades interioranas, onde a concorrência é menos acirrada, ou serão fatalmente engolidas pelas grandes bandeiras, conhecidas nacionalmente e mundialmente.



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