Como Seria o Brasil sem a Região Sul - Parte I

>> 07 março 2010


Sabemos que nosso país é um dos mais diversificados do mundo, tanto economicamente quanto culturalmente. Essa diversidade é positiva mas também é motivo de discórdia entre tantos que carregam o fardo [carga tribuária alta] e pouco recebem e troca, e os assistidos [assistencialismo] que são mantidos "cegos" [precariedade educativa] apenas para preservar votos e manter os polítivos no poder.

Hoje mesmo estava dando uma olhada no mapa da américa do sul, e avaliando o quanto perderíamos com a saída dos estados do sul da nossa república federativa e se transformando num estado novo.

Apenas para os que ainda não sabem, os estados do sul são Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e estão na fronteira com a Argentina, nosso maior cliente na região,  diga se de passagem .
O que perderíamos com isso?

1_ como sabemos os estados do sul contribuem com peso considerável na balança comercial Brasil x Mundo, sem contar que ajudam a bancar estados onde é vantagem política mantê – los em atraso.

2_Perderíamos a passagem para nosso maior parceiro comercial do cone sul (a Argentina), teríamos que pagar pedágio ao Sul ou Uruguai, ou toda a logística se daria via contorno costa marítima, isso elevaria nossos custos em transporte e encareceria fretes e enfraqueceria o elo Brasil x Argentina e daria força aos chineses que crescem à frente de nossos olhos a cada dia.

3_Sobrecarregaria mais ainda o sudeste brasileiro, aí nem em conversa de bar se falaria em reduzir tributos.

4_Perderíamos força política no ambiente internacional, pois apesar de cultivar diferenças, lá fora aparecemos como hegemônico (Falsa hegemonia) que se quebrada nos enfraquece.

5_O Brasil deixaria de ter o peso que tem no Mercosul, e muitas multinacionais se instalarian no “futuro país do Sul” e teriam como alvo os tres maiores mercados [Argentina - Novo País do Sul - Sudeste Brasileiro].

6_Um levante dos estados do sul, se der caldo e um novo estado for criado, certamente o sudeste também não ficará parado, e seria uma ameaça maior.

Sabemos que dependemos mais do sul que eles do resto do país, e se de fato houver uma separação, temos muito mais a perder que eles.  O país só se mantém nas características atuais porque ainda temos os coronéis da costa que tem conglomerados empresariais no sudeste e sabem alinhavar acordos políticos mantendo a pobreza que os elegem em seus estados.

Crédito da imagem: Goggle Maps



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP