O Brasil será uma potência econômica em 2020?

>> 30 março 2009


Por: Marinaldo Nogueira
Quais serão as potências econômicas em 2020?
Esta é a pergunta que que leva o leitor a entrar no novo site da BBC Brasil, que inaugura nesta semana uma série de matérias onde os Bric's ( grupo formado por Brasil , Russia , China e Índia) aparecem como participantes das novas transformações econômicas e serão em parte responsáveis pela mudança de eixo da economia global que atualmente está polarizada entre Estados Unidos e Europa.

O mundo tende em 2020, a não ter um só país como bússola da economia global, e não vejo apenas um país ditando as regras, visto que o pós crise deve forçar os países ricos a dividir responsabilicdades, e se quiserem manter o crescimento terão que sentar na mesa de negociação para fazer conseções ao invéz de exigências.

Os Bric's começaram a mostrar sua força que foi contida pela crise financeira mas o melhor ainda está por vir, estes países terão mercado garantido nos paíse mais ricos ainda para muitos produtos e serviços.

Brasil
Pontos positivos
O Brasil ainda que sem volume de escala para muitos setores é um dos Bric's de economia mais diversificada, mas ainda pouco explorada tem a terceira maior indústria aero espacial do mundo que deve ganhar mais espaço ainda devido a um nixo de mercado onde é líder, agronegócio forte e volumoso deve ganhar mais abertura, é um grande fornecedor de commodity, especialmente para a china.

A outra vantagem estratégica está por vir, que é a abertura do mercado americano que em breve não terá como dizer não ao etanol brasileiro se quiser dar exemplo para o mundo de redução de gases tóxicos e fomentar sua indústria do consumo de energia limpa.

O petróleo brasileiro é um caso à parte, com o Brasil fora do cartel da OPEP, (Organização dos países exportadores de petróleo) terá que estudar a melhor política para exploração da commodity, e como a Opep tende a diminuir a oferta, o mercado sorri para o Brasil e com o dinheiro destas reservas pode-se alavancar muitos outros setores estratégicos que estão hibernando por falta de investimento.

A localização do Brasil também é fator positivo para atração de investimentos, empresas que almejam explorar os mercados Latino americanos terão as vantagens tributárias do Mercosul ( Mercado Comum do Sul).

A tendência é de que produtos desenvolvidos para "mercados menos exigentes" seja produzidos mais próximos de seus consumidores e nisso o brasil pode levar vantagem

Pontos negativos

O fator que será preponderante na condução do Brasil rumo a liderança junto aos Bric's pode ser a redução da carga tributária e da taxa de juros interna , esta útima, que encarece demais os custos de produção, sujeita o país às oxilações do fluxo de capitais extrangeiros instabilizando-o no curto prazo.

Um ponto ruim a ser contornado, é a alta dívida interna que o estado carrega nas costas, sufocando os investimentos nas áreas de educação, saúde, transportes e infra estrutura e geral.

Não pode passar sem mencionar também o inchaço da máquina pública especialmente nas esferas mais altas, o que consome boa parte dos recursos em salários e não traz tantos benefícios como é de se esperar.

Concluindo
Administrando formas mais adequadas aos modelos de políticas internacionais, e explorando o potencial que dispõe, o Brasil tem tudo para ser um grande competidor global e terá sua vez de dar as cartas em um jogo de grandes e deixar der ser apenas um país agrícola da América do Sul.

Façam suas críticas e comentários...
O próximo post será sobre a Rússia, aguardem...



9 comentários:

Anônimo 31.3.09  

Olá, eu atualmente vivo no Japão e não acredito que o Brasil será uma potência econômica em 2020, poderá no máximo ter destaque entre os emergentes.
Para ser uma potência econômica o pais deve-se ter uma boa base(social e estrutural), 11 anos é pouco para um Pais tão grande. Nossos portos, rodovias e ferrovias são extremamente arcaicos em relação aos países de primeiro mundo, antes de viver em pais de primeiro mundo eu tinha está esperança....
Antes de pensar em ser potência o Brasil deve-se resolver seus problemas sociais e estruturais que ainda estão muito longe de uma solução. Olhe em volta a violência está diminuindo consideravelmente? a Corrupção está acabando? Rodovias federais estão em expansão e conservadas? Está sendo construída uma malha ferroviária integrando todo o pais? Os portos são eficientes?
Se a resposta for sim para todas poderemos pensar em ser potência.

Anônimo 31.3.09  

penso que o ponto mais negativo seria a corrupção e a falta de investimento na educação, pois, solucionando estes problemas, ficaria ate facil solucionar os outros, já que capital nao e um problema tao grande. ( o mal uso dele e que é).

Nogueira 21.4.09  

Antes de tudo Sassamoto, obrigado por visitar o blog.

A falta de estrutura, educação e a corrupção no Brasil pesam negativamente no desenvolvimento de nosso país.
Na verdade temos potencial para reverter o quadro atual, o que está faltando é comprometimento por parte das autoridades, ao invéz de olharem apenas para o próprio umbigo.

Grande Abraço

Alcir Candido 26.4.09  

Muito legal, Nogueira, esse artigo!

flws

Alcir Candido

paginainternacional.blogspot.com

Odair 6.10.09  

Infelizmente o sr. Sassamoto esta ligeiramente equivocado. O Brasil tem problemas extruturais sim, porém, dentro dos BRIC´s é o único que tem tecnologia em desenvolvimento pleno aliado a materia prima em grande escala. Esquece-se o sr. Sassamoto que é o único também com potencial hidraulico, mineral e será com certeza a maior potencia agrícola. Agora com o advento do petróleo, aliado aos biocombustiveis, com as provincias minerais inexploradas e a industria crescente não dá para acreditar? Fique tranquilo sr. Sassamoto, nosso ferro continuará fluindo para a indústria japoneza e para o resto do planeta, assim o sr. terá seu emprego garantido aí. Abraços

Anônimo 9.3.10  

TENHO ESPERANÇA QUE O BRASIL SEJA UMA POTENCIA MUNDIAL.. MESMOS COM ESSES CASOS QUE ACONTECE EM NOSSO PAIS COM O TEMPO ACHO QUE AS AUTORIDADES VÃO SE DA CONTA QUE O BRASIL TEM QUE CRESCER SE NAO NUMCA VAI SAIR DO MESMO LUGAR.ESTAMOS EM 2010 TEMOS AINDA 10 ANOS PELA FRENTE ESSE ANO ENTRA UM NOVO PRESIDENTE QUE PODERA LEVAR O BRASIL AO SUCESSO OU LEVALO A RUINAS.

Anônimo 24.3.10  

O Brasil pode se tornar uma potência, mas dificilmente será de forma igualitária para todo o país. A desigualdade continuará existindo.

Anônimo 23.7.10  

O brasil tem muitas chances de ser uma potência mundial sim!Eu nem vou sitar muitos fatores porq o odair já disse tudo e mais um pouco e assim vamos melhorar a nossa imagem lá fora q infelizmente não são as melhores e espero q os brasileiros até lá definitivamente pare com a mania de menosprezar o Brasil achando q tudo q é de fora é melhor achando q só aqui q tem corrupçao etc.Até porq os outros países ñ estão com essa bola toda!!

Andre C. 17.9.10  

Odair, Sassamoto e demais leitores.

Perfeito o artigo e perfeitos os comentários de ambos. Ambos tem razão, um em uma visão realista da cultura brasileira e outro em uma visão realística quanto a produção e benefício dos recursos naturais. Mas para quem vive fora do país é fácil enxergar que tudo isso é uma bolha... uma hora ela estoura. Sassamoto está correto, educação e investimento na ciência são fundamentais para elevar o Brasil de agricultor para potência, a exemplo do Vietna do Norte que tem patrocinado uma infinidade de bons alunos a estudarem em Harvard por exemplo, isso, com um ciclo de investimento massiço em educação que começou a 30 anos atrás. Os políticos daquele país terão muito mais condições de gerenciar todos os campos da administração pública do que os nossos Tiriricas, Collors, Sarneis e Mulheres Mamão que com certeza ganharão as eleições novamente em 2010.
Mas sim, nosso ferro, etanol, petróleo e outras comodities ainda serão combustível para nosso amado Brasil.

Um abraço a todos,
Andre - Brasileiro morando no Canada (pais que teve sua republica formada em 1867 e é uma potencia).

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP