Itaú Unibanco compra mais 24 milhões de ações da Redecard

>> 27 março 2009


Oferta pública realizada pelo Citi tem como objetivo levantar capital para banco sair da crise

Em comunicado ao mercado, a Redecard informou que o Itaú Unibanco decidiu exercer a opção de compra de cerca de 24 milhões de ações ordinárias da Redecard que estavam sob controle do Citigroup. Com a operação, o banco passa a ter mais de 50% dos ativos da companhia, que processa transações com os cartões Mastercard e Diners.
As ordinárias da empresa (RDCD3) encerraram esta segunda-feira (23) em expressiva baixa de 2,56%, cotadas a 24,70 reais por ação

O Citi decidiu neste mês vender 82 milhões de ações da Redecard em uma oferta pública ao mercado. Além disso, pelo acordo de acionistas o banco americano foi obrigado a dar ao Itaú Unibanco a opção de compra de outras 24 milhões de ações que garantiriam ao maior banco brasileiro uma fatia majoritária na companhia.

O exercício da opção já era esperado pelo mercado. No entanto, o Itaú Unibanco já informou que planeja vender parte das ações da Redecard para outra instituição financeira. No negócio de cartões, é importante que haja mais sócios no setor bancário para aumentar a emissão de plásticos das bandeiras atendidas (Mastercard e Diners).

No mercado, comenta-se que o HSBC e a Caixa Econômica Federal poderiam ter interesse em tornar-se sócios da Redecard. Os outros grandes bancos brasileiros – o Banco do Brasil, o Bradesco e o Real Santander – já são sócios da Visanet, a empresa que processa as transações com cartões Visa e maior concorrente da Redecard.

O prazo para reservar as ações da Redecard na oferta pública terminou nesta segunda-feira (23). O preço por papel será fixado nesta terça-feira, quando for publicado o anúncio de início da oferta global. O Itaú Unibanco pagará o mesmo preço aceito pelos demais interessados.

Com o aprofundamento da crise financeira internacional, o Citi apareceu como uma das principais vítimas e, para levantar capital e amenizar as perdas, decidiu vender quase a totalidade de sua participação na Redecard. O banco espera levantar cerca de 2,5 bilhões de reais com a oferta.





0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP