Entenda o sobe-e-desce do mercado financeiro

>> 30 setembro 2008


Crise internacional tem afetado as bolsas em todo o mundo.
Bolsa é 'termômetro' para humor dos mercados.
bolsas de valores em tempos de crise confunde as pessoas que não estão acostumadas com o mercado de ações, ou seja: a maioria imensa da população.

Nas últimas duas semanas, o vai-e-vem parece ser a única certeza.
No dia em que banco americano Lehman Brothers quebrou, a bolsa despencou; depois, subiu um pouco. E voltou a cair pesado quando quem quebrou foi a seguradora americana AIG.

Veja o comportamento da Bovespa em setembro

Os bancos centrais ajudaram, e a bolsa voltou a subir e subiu mais ainda quando o governo dos Estados Unidos prometeu um "pacotão" de ajuda para os bancos. A semana de negociação do pacote no Congresso foi um sobe-e-desce. Até que, ontem, a rejeição no Congresso americano provocou a queda de quase 10%. Hoje, nova inversão. Alta de 7,63%.

Reação
A bolsa de valores costuma ser encarada como um termômetro do humor do mercado - um indicador da confiança que o investidor tem ou deixa de ter futuro da economia.

Mas o que pode ter acontecido de ontem pra hoje pra justificar uma oscilação tão grande dos humores e desse termômetro? Em uma das maiores corretoras de valores do país, o economista se esforça para achar explicação. “A gente pode dizer que o termômetro não está funcionando tão bem. o que acontece é os investidores ficam perdidos e não sabem atribuir preço. é como se o mercúrio lá em cima subisse e descesse sem parar”, comparou Celso Boin Jr., chefe de análise de mercado. Nessa hora, muita gente vende o quem tem nas mãos para diminuir o prejuízo - sem pensar que a decisão de hoje pode não fazer sentido amanhã. “Quando está todo mundo querendo vender, às vezes é um bom momento de comprar. E quando está todo mundo querendo comprar talvez seja um bom momento pra se vender. Se pensar no longo prazo e comprando um pouquinho por dia, evitando essas oscilações, que as vezes são malucas pode ser um bom negócio”, diz o economista Luiz Fernando Figueiredo.
Fonte: G1



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP