Azul Linhas Aéreas obtém autorização de funcionamento da Anac
>> 18 junho 2008
Empresa ainda precisa de documento que homologa operação de vôos.
Intenção da compania é iniciar vôos em janeiro de 2009.
A Azul Linhas Aéreas, fundada pelo empresário americano David Neeleman, passou oficialmente a existir como uma companhia aérea brasileira. Na terça-feira (17), a empresa obteve a autorização para funcionamento jurídico com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O documento emitido pelo órgão regulador aprova a composição societária e o plano de negócios da nova companhia aérea. Neeleman, que é naturalizado americano mas nascido no Brasil, terá 80% do capital votante da empresa e 20% do capital total, de forma a obedecer a legislação brasileira.
Operação de vôo
Agora, a Azul poderá dar início ao processo de obtenção de um outro documento fundamental: o Certificado de Homologação de Empresa Aérea (Cheta), que autoriza a operação dos vôos.
A empresa precisa ter toda a documentação pronta até dezembro para cumprir seu plano de começar a voar em janeiro de 2009 com os primeiros três Embraer 195 que receberá - a encomenda total é de 76 aeronaves. A Anac estima que o Cheta leva, em média, nove meses para ser concedido.
Intenção da compania é iniciar vôos em janeiro de 2009.
A Azul Linhas Aéreas, fundada pelo empresário americano David Neeleman, passou oficialmente a existir como uma companhia aérea brasileira. Na terça-feira (17), a empresa obteve a autorização para funcionamento jurídico com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O documento emitido pelo órgão regulador aprova a composição societária e o plano de negócios da nova companhia aérea. Neeleman, que é naturalizado americano mas nascido no Brasil, terá 80% do capital votante da empresa e 20% do capital total, de forma a obedecer a legislação brasileira.
Operação de vôo
Agora, a Azul poderá dar início ao processo de obtenção de um outro documento fundamental: o Certificado de Homologação de Empresa Aérea (Cheta), que autoriza a operação dos vôos.
A empresa precisa ter toda a documentação pronta até dezembro para cumprir seu plano de começar a voar em janeiro de 2009 com os primeiros três Embraer 195 que receberá - a encomenda total é de 76 aeronaves. A Anac estima que o Cheta leva, em média, nove meses para ser concedido.
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