Petrobras descobre óleo leve em águas rasas na Bacia de Santos

>> 30 maio 2008


SÃO PAULO - A Petrobras anunciou, na noite de quinta-feira, que encontrou importante acumulação de óleo leve em um poço localizado em águas rasas na região sul da Bacia de Santos. O nome do bloco é BM-S-40 e, segundo a Petrobras, foi encontrado óleo de 36º API acima da camada de sal.

O poço pioneiro está localizado a cerca de 275 Km ao sul da cidade de Santos, na costa do estado de São Paulo, em lâmina d'água de 235 m.

Segundo a empresa, a descoberta foi confirmada através de produção de óleo em teste de formação a poço revestido, em reservatórios situados a cerca de 2.080 metros de profundidade. O teste comprovou as altas vazões esperadas para o tipo de reservatório e óleo encontrados, com um potencial de produção, por poço, estimado de mais de 12.000 barris por dia, disse a estatal.

A Petrobras é a única empresa que opera no bloco, onde espera começar a perfurar um segundo poço no mês que vem. A empresa não forneceu estimativa sobre o tamanho das reservas.

- A descoberta tem grande importância devido ao potencial de produção de um óleo leve e a localização da jazida em águas rasas - disse a estatal em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

[Continue Lendo...[

    Desde o ano passado, a Petrobras vem anunciado a descoberta de campos gigantes de petróleo abaixo da camada de sal, na Bacia de Santos. O último foi no dia 21 deste mês. O consórcio formado pela empresa (com 66% de participação), junto com Shell (20%) e a portuguesa Galp Energia (14%) encontrou óleo no bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, área conhecida como Bem-te-vi. Em novembro passado, a Petrobras estimou as reservas no gigantesco campo de Tupi, também na Bacia de Santos, entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris -o que o tornaria uma das maiores descobertas petrolíferas nos últimos 20 anos.

    Geólogos dizem que o potencial pré-sal do Brasil poderia ser de mais de 70 bilhões de barris, mas especialistas avaliam que a produção pode ser tecnicamente desafiadora e cara, em parte porque o movimento do sal exige escoamento reforçado. A produção acima da camada de sal é mais fácil.

    Com as descobertas desses campos, o Brasil poderia se tornar um grande exportador de petróleo. No entanto, segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o objetivo da empresa é se tornar um exportador de derivados . Ao participar do XX Fórum Nacional, no BNDES, no Rio, Gabrielli destacou que as reservas vão promover uma importante mudança no país.

    Lula comemora
    Em El Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que teve informações que a Petrobras "acabora de encontrar" um novo campo de petróleo, desta vez no litoral entre Paraná e São Paulo.

    - Acabei de saber que a Petrobras acabou de encontrar um campo no litoral entre Paraná e São Paulo (...) Deus resolveu passar no Brasil e ficar. Não foi embora - comemorou o presidente, que deixa a capital salvadorenha, nesta noite, em direção a Belém do Pará.

    Fonte: O Globo


Bookmark and Share Adicionar esta notícia no Linkk



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP