Preço das commodities é principal via de contágio da América Latina à crise externa, diz FMI

>> 18 março 2008


SÃO PAULO 17/03/2008 - A principal via de contágio da crise internacional para a América Latina está associada aos preços das commodities que, em uma eventual queda brusca, poderiam minar os superávits comerciais dos países da região. A observação foi feita pelo diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anoop Singh. Segundo ele, em crises anteriores a essa, os preços das commodities chegaram a cair entre 35% e 40%, em média
.
"Se o cenário pessimista se confirmar e a economia global entrar em recessão, isso poderia afetar a balança comercial. O impacto destruiria o superávit e faria com que as economias passassem a ter déficits comerciais", afirmou o dirigente.

De acordo com ele, a previsão para o crescimento econômico da América Latina, que era de pouco mais de 4%, é projetada agora para um patamar inferior a esse

Durante sua apresentação em um seminário em São Paulo sobre o euro e a relevância da moeda para a América Latina, Singh traçou um panorama bastante pessimista para as condições financeiras globais. Segundo ele, as melhores estimativas disponíveis apontam para um prejuízo global, ligado ao crédito subprime, no montante de US$ 230 bilhões, sendo que metade desse valor estaria nas mãos dos bancos americanos. Só nos Estados Unidos, o prejuízo total, incluindo outras modalidades de crédito, é projetado em US$ 460 bilhões.

Singh alerta ainda para o fato de que, se a economia global, apresentar crescimento de apenas 2% ou 3% em 2008, essa taxa será suficiente para que o ambiente seja considerado recessivo.

Ainda em relação à América Latina, o dirigente ressaltou que um outro risco de contágio estaria vinculado às matrizes dos bancos internacionais que têm filiais na América Latina. Segundo ele, o perigo seria a busca de liquidez das sedes desses bancos junto às suas unidades na América Latina, o que poderia reduzir o mercado local de crédito.



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP