Cartões Private Label e as Artimanhas do Varejo

>> 15 maio 2010


Ter um cartão de crédito de loja ou [Cartão Private Label] é sempre um fascínio para quem gosta de antecipar a realização de consumo de bens de consumo não duráveis, como vestuários e acessórios, eletônicos e até mesmo para compra de alimentos. Mas o que parece ser comodidade para uns pode ser um pesadelo para outros. Vale muito a pena refletir antes de responder sim para uma loja emissora destes plásticos de marca própria.

Mas afinal o que São Cartões Pivate Label?
 Veja como (Alves e Menezes, 2007), no livro "Cartão de Crédito Private Label - A Arma de Crédito na Mão do Varejo" definem muito bem este dinheiro de plástico:
"O cartão Private Label é um meio de pagamento que disponibiliza uma linha de crédito pré-aprovada ao cliente para aquisição de bens ou serviços dentro de estabelecimentos específicos que componham uma rede privada de negócios. Normalmente os cartões Private Label são emitidos por grandes redes varejistas de supermercados, lojas de departamento, vestuário e farmácias. As próprias lojas e pontos de venda dessas redes varejistas compõem a rede privada de aceitação dos cartões Private Label."  
A Estratégia Vagejista
A estratégia das redes varejistas mais adotada para ampliar a emisão dos Cartões Private Label, é oferecer descontos, ou parcelamentos diferenciados, frete gratuito [no caso do comércio eletrônico] para atrair o consumidor que acaba solicitando ou aceitando a oferta destes cartões para ter direito a essas vantagens,  e assim garantir a fidelidade destes clientes.

Onde Está a Vantagem?
Qualquer pessoa que analisar friamente, verá que ao possuir um destes cartões, acaba comprando a prazo o que poderia pagar à vista, se submetendo a pagar juros em caso de descontrole tanto quanto pagaria num cartão comum. Além do mais, o próprio consumidor acaba privando-se do direito de escolha inconscientemente, pois ao possuir um cartão desses deixa de comparar preços entre os concorrentes. Concluo que obter algumas vantagens em troca de muitas privações, entre elas o direito de escolha, acaba por anular qualquer benefício, enquanto consumidor .



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