Lista de IPO 2010 na Bolsa Deve ser Numerosa

>> 16 dezembro 2009


O ano de 2010 promete surpresas no mercado financeiro, e a julgar pelas espectativas de crescimento esperado do PIB "Produto Interno Bruto" de 5,5%, somado a um aumento esperado da taxa de juros básica Selic para 10,53%, estamos vendo que em nada podemos comparar o ano vindouro com o que se finda.
 Neste ano vivemos a ressaca da crise financeira iniciada em 2008, que gerou temerosidade nos investidores e encolhimento no nível de empregos e da renda do trabalhador, mas graças ao poder de fogo das políticas monetárias keynesianas no governo Lula [banco Central] o emprego volta acrescer e a renda real do trabalhador esboça um crescimento real.

Taxas de Juros mais Altas
As empresas de um modo geral, tem no sistema bancário o caminho mais curto na hora de contatar créditos e financiamentos, mas num ambiente de crescimento médio esperado de 5,5%  e Selic de 10,53% os bancos endurecerão com taxas mais elevadas que em 2008, pois espectativas de crescimento elevadas forçarão maior demanda de crédito por parte das empresas, essa demanda alta  maior que a oferta gera automaticamente a alta dos juros. Nessa pespectiva os IPO 's podem aparecer como alternativas ao juros altos.

IPO não é "Moda" é Viabilidade.
  Quando vemos uma empresa abrindo o capital na bolsa de valores, certamente esta foi a melhor alternativa  de financiamento encontrada pela mesma, porque dependendo de estrutura financeira e de seu ciclo operacional o IPO se apresenta como uma alternativa  menos custosa se comparada aos empréstimos via banco para investimentos, aquisições ou simplesmente capital de giro.

  Apenas o aumento das taxas de juros não justifica uma abertura de capital, mas entre os fatores que pode se considerar para tal descisão este é o que apresenta a maior relevancia.
Para exemplificar, um outros bons motivos para a abertura de capital, são  aquisições, planos de expanção, renovação de planta produtiva, investimentos e pesquisa, criação de fundo de caixa e etc.

A Abertura de Capital Acaba com  Privacidade dos Negócios.
Uma empresa de capital fechado, consegue sem muito esforço manter sigilo do que considera ser estratégico para seus negócios, mas uma Empresa de Capital Aberto tem muitas normas a seguir, umas delas são manter um canal de comunicação com seus investidores e com "o mercado", divulgação de balanços periodicamente [obrigatoriamente trimentralmente] , fatos que são relevantes aos investidores, comunicar mudanças na gestão e muitos outros.

As Eleições podem Atrapalhar os Planos das Empresas
É comum investidores e bancos hibernarem em épocas de eleições, pois suas descisões são baseadas no perfil de quém assume o poder. Neste caso são traçados planos de ação considerando o perfil de cada candidato, e colocados em prática após as eleições.

"Vale lembrar que antes Lula no primeiro mandato, o Risco Brasil aumentou muito, pois os investidores temiam que se eleito poderia dar calote no FMI", nada disso aconteceu".

Ainda assim, em 2010 podemos ter grandes surpresas no na bolsa de valores, resta aguardar para ver, pois como dizem, "o ano só começa depois do carnaval".




0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP