JA DEU A CAIXINHA DE NATAL ESTE ANO ?

>> 23 novembro 2009


O texto a seguir será um tanto contraditóro, recomendo lê-lo na íntegra para tecer qualquer comentário no rodapé.

Todos os anos é a mesma coisa, basta aproximar a data do décimo terceiro [alguns adiantam] que nos vém à cabeça a famosa caixinha de natal. Acredito até que alguns já devem incorporar a doação "natalina" como parte se seus ganhos anuais ou saldo negativos [no caso de quem doa], mas não é bem assim que deveria ser.
Não consegui responder a pergunta da Bia, mas este fato se deve à nossa cultura e deve estar enraizada na culpa de quém pagou salários medíocres o ano todo e tenta fazer as pazes com a consciência.
Eu particularmente não sou contra doações de caixinhas natalinas, mas, pela teoria Paretiana [de Vilfredo Pareto] alguém fica no prejuízo com esta prática.
Defendo a abolição da caixinha de natal, porém sou favorável a que se pague melhores salários, pois quase que na totalidade das pessoas que contam com o "benefício" são categorias de trabalhadores nos serviços básicos, é que recebem os menores salários de seus segmentos profissionais.

Par exemplificar:
Carteiros recebem o menor salário dentro da estrutura dos correios;
Porteiros e Faxineiros, menores salários na estrutura administrativa do condomínio;
Garis, seguem na mesma linha;
Caixas de supermercado só perdem para os faxineiros das loja, quando os mesmos não acumulam esta função [às vezes o serviço é terceirizado];
Seguranças de rua [não sei sobre seus salários] mas não recebem seguro de vida, ficam as margens da categoria e não sao sindicalizados [devem se enquadrar na lista], e muitas outras categorias.

Enfim, serviços essenciais para a sobrevivência urbana não tem o reconhecimento pecuniário que merecem, o que reforça a cultura da caixinha.
Em sintese, enquanto existir a inferiorização dos profissionais de serviços essenciais a caixinha reinará firme e forte.
Frente a estes fatores, a escolha de ser ou não um PÃO DURO é social e não pessoal.




0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP