NOVO CÁLCULO DA POUPANÇA (menos rendimentos é possível?)

>> 17 abril 2009


Por Marinaldo Nogueira

Muito se fala sobre o novo cálculo para os rendimentos da Caderneta de Poupança, porém nada de concreto foi apresentado ainda, mas quem tem dinheiro aplicado nesta modalidade tem muito que se preocupar.

Porque preocupar?

Neste momento de crise econômica, os consumidores são impulsionados a aumentar seus gastos, um motivo que justifica a possível queda na remuneração da poupança.


Outro bom motivo é que com a baixa remuneração nos investimentos em renda variável, renda fixa e aplicações em bolsa de valores , o aplicador vê na poupança um porto seguro para guardar seu dinheiro isento de impostos e com isso empresas com capital em bolsa e o governo perdem uma das maiores fontes de financiamento.

A fuga do dinheiro das bolsas de valores e dos fundos de investimentos e papéis do governo traz alguma agravantes para a crise econômica:

Faz diminuir uma ótima fonte de captação de recursos para as empresas com as ações e o governo com os títuos públicos,

As atividades circundam o mercado de capitais tem menos dinheiro para administrar, e com isso demandará menas mão de obra, o que reflete em desemprego no setor,

O governo que já perdeu uma fonte de inanciamento, perde ainda na tributação do ganho de capital, já que a poupança não é tributável,


Quém perde com o novo cálculo da poupança?

Todos perdem, mas o poupador que o faz a muito mais tempo tem mais motivos para se preocupar porque a perda na remuneração se dará para afugentar os grandes capitais, e os pobres pagarão o preço deste novo cálculo.

O que fazer?

Na verdade não há muito o que fazer, pois a poupança ainda é a aplicação mais segura e não é aconselhavel retirar o dinheiro e colocar debaixo do colchão.
É como diz o dito popular: é pouco mais é garantido.







0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP