Modem banda larga via rede elétrica custará R$ 100

>> 15 abril 2009


Modem banda larga via rede elétrica custará R$ 100

By Nilnews

O Equipamento, que está sendo desenvolvido na Universidade Federal de Juiz de Fora, será produzido no Brasil para diminuir custos.

A oferta de banda larga pela rede elétrica em São Paulo, que será feita pela AES Eletropaulo Telecom, e em Curitiba pela Copel, não são fatos isolados.

A guinada rumo ao PLC depende também do modem. Não é possível imaginar consumidores adotando a tecnologia se o preço não for acessível - hoje, importado, este aparelho custa em torno de 400 a 500 reais.

A Universidade Federal de Juiz de Fora está desenvolvendo um modem nacional com preço de 100 reais e com velocidade atual de 500 MB na camada física.

“A idéia é que seja barato. Queremos uma solução com qualidade, feita em território brasileiro, que facilite a popularização”, conta Moises Ribeiro, coordenador do projeto. Ele acrescenta que a velocidade do modem pode “facilmente” subir para 700 a 750 MB na camada física.

Com a produção nacional de modem, a oferta de banda larga pela rede elétrica poderá ter valores mais acessíveis do que as tecnologias de TV a cabo e ADSL.

Para o projeto, a universidade recebeu pouco mais de 1 milhão de dólares da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e parceria de empresas privadas. A produção em escala, relata, deve começar a acontecer em 2010.

Vinicius Cherobino/COMPUTERWORLD





2 comentários:

Anônimo 29.6.09  

Acho esta tecnologia péssima e ultrapassada, esta sujeita a inteferencias de qualquer magnitude, pois linha aberta é linha aberta e este padrão vai gerar ruidos e receber ruidos. Pra mim sou muito mais o 3G tecnologia movel, em qualquer lugar, varias cidades, e cada vez esta mais barata.

Anônimo 29.6.09  

Tecnologia absolutamente ultrapassada, que já foi abandonada na Austrália e nos Estados Unidos, por ser altamente sujeita a interferências por transientes (e transiente é o que não falta na rede elétrica), além de gerar interferências em banda larga...

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP