Impactos positivos com a queda da taxa Selic para 12.75% pelo Copom

>> 22 janeiro 2009


Por Marinaldo Nogueira
Nesta semana o Copom (comitê de política monetária) divulgou o que todos esperavam, a redução da taxa Selic, de 13,75 para 12,75%.

Acertaram no remédio mas erraram a dose, visto que o mercado aguardava anciosamente por uma redução de pelo menos 2 pontos percentuais (2%).

Objetivos do Copom

O objetivo principal do Copom é manter o controle da nossa moeda contra a inflação, e por ser assim tem o dever de antever as tendências do mercado quanto a alta dos produtos e serviços e usar este eficaz intrumento de controle da inflação que é a taxa de juros.
Quando temos um aumento na demanda, que foi o caso do ano de 2008 até setembro e a indústria não aumenta a oferta esta última acaba aumentando os preços, ocasionando ainflação, daí o porque do Copom manter a taxa de juros estável ao invéz de baixá-la.

Impactos positivos da queda da taxa de juros

Empresas
Com a queda da taxa de juros as empresas podem tomar dinheiro emprestado com os bancos a juros mais baixos para financiar suas atividades e com isso teremos aumento na produção e aumento de empregos.

Pessoas físicas
Estas podem também tomam dinheiro emprestado a juros mais baixos, e também são beneficiadas nos financiamentos do comércio em geral, aumentando o consumo, o que também gera aumento de empregos.

Porque baixou a taxa de juros?
A taxa de juros baixou por causa da queda no consumo de bens e serviços e baixa demanda de nossos produtos no mercado internacional (exportações) devido a crise atual, o que força a indústria local a vender seus produtos aqui mesmo no Brasil, sendo obrigadas a baixar seus preços para se manter na concorrência. Distanciando um pouco mais o fantasma da inflação.

Como toda economia de mercado capitalista de baseia no consumo, para evitar uma queda acentuada do mesmo e manter o nível de produção, uma queda na taxa de juros tem impacto positivo tanto do lado da oferta (empresas) como da demanda ( pessoas consumindo).

Assine o Feed para se manter atualizado
Comentários e críticas são bem vindos



1 comentários:

Metal Omega 24.1.09  

Brother Nogueira, seu banner já foi add.
Abraços.

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP