Superdicas de como usar bem o seu 13º salário

>> 20 dezembro 2008


Economistas consultados pelo G1 recomendam: uma pausa antes de sair às compras para gastar o dinheiro do décimo-terceiro, cujo prazo para pagamento da segunda parcela termina neste sábado (20).

A maioria das empresas antecipou o pagamento para esta sexta (19), mas, de acordo com a legislação, quem pagar até este sábado ainda estará dentro do prazo legal.

Na avaliação do professor de finanças do Ibmec, Ricardo Rocha, fazer um levantamento dos compromissos financeiros já assumidos até o final do ano é importante para programar o limite disponível para eventuais gastos e evitar arrependimentos futuros causados por gastos por impulso.

“Uma dica seria pegar a última fatura paga do cartão de crédito, que já tem o que a pessoa vai ter que pagar em janeiro. Se tiver perdido a fatura, dá para ligar na operadora do cartão. É bem melhor levantar o que se tem de compromisso antes de ir às compras para evitar surpresas”, diz Rocha.

Segundo ele, o levantamento vai ajudar o consumidor a ficar mais consciente.

“Porque as pessoas geralmente esquecem do que já têm para pagar no cartão. Se ela souber, sai com a caderneta na mão e vai vendo, anota antes de passar o cartão e com uma calculadora já vai vendo o quanto pode gastar em cada mês", afirma o professor.

Pagar dívidas
Após conhecer as dívidas programadas para os próximos meses, planeje: analise a melhor maneira de reservar parte do dinheiro para pagar as contas que têm juros mais pesados, como o cartão de crédito e o cheque especial.

Outro fator importante é lembrar dos tradicionais pagamentos de começo de ano, como matrícula escolar, material e IPVA.

Invista em você
Segundo o economista Alexandre Assaf Neto, da Fipecafi, outra boa alternativa para usar o dinheirinho a mais do final do ano é investir no ativo que, segundo ele, dá o maior retorno no longo prazo: você.

Educação, cultura e aparência podem garantir ganhos futuros e empregabilidade. “Se você analisar isso em fluxo de caixa, o retorno é muito maior no que qualquer aplicação no mercado”, afirma.

Poupe
Para o professor de finanças do Ibmec, Ricardo Rocha, guardar a parcela do 13º para enfrentar um ano de preocupações com a crise também é uma ótima opção.

“As pessoas deviam usar essa crise como pretexto para aprender a poupar. Não poupar para manter o dinheiro parado, mas para consumir mais e melhor no ano que vem”, diz.

De acordo com os especialistas, os fundos de renda fixa são uma boa pedida para 2009. “Agora que existe a clara tendência de que os juros vão cair, aplicar dinheiro em fundos de taxa pré-fixada pode garantir os ganhos por um tempo mais prolongado”.



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP