Ford estuda vender a Volvo

>> 02 dezembro 2008


A venda da marca sueca ajudaria a montadora americana a se desfazer de operações deficitárias e a mostrar disposição em tomar medidas radicais para se recuperar da crise


Afetada por uma das mais sérias crises da história das montadoras, a Ford admitiu nesta segunda-feira (01º/12) estar avaliando possibilidades para a sua subsidiária sueca, a Volvo, entre elas uma “possível venda” da marca, informa o periódico americano Wall Street Journal.

O anúncio surge dias antes de uma apresentação da empresa no Congresso dos Estados Unidos, marcada para esta quinta-feira, quando executivos da Ford vão se unir ao coro dos representantes da General Motors e da Chrysler no sentido de convencer os congressistas a aprovar uma ajuda de 25 bilhões de dólares às três montadoras.

A Ford fez questão de frisar que a venda é apenas uma das possibilidades para a Volvo e que as eventuais mudanças fazem parte de um pacote de medidas mais amplo que a empresa americana vem tomando no sentido de “fortalecer seu balanço e garantir que a companhia terá recursos para implementar um plano de mudanças baseado em produtos”. Segundo o jornal inglês Financial Times, porém, a notícia de que empresa está disposta a se desfazer de um ativo importante pode estar relacionada à necessidade de demonstrar aos parlamentares e aos investidores que a empresa não poupará esforços para se recuperar – uma postura que daria mais credibilidade ao empréstimo estatal americano.

No fim de semana, representantes da Ford e da GM e do governo da Suécia já haviam se reunido no país europeu com o fim de avaliar alguma forma de apoio do Estado às subsidiárias das empresas americanas, respectivamente a Volvo e a Saab. Uma maneira de injetar dinheiro na Ford sem desrespeitar as diretrizes da União Européia nesta área seria direcionar os recursos para fundos de pesquisa e desenvolvimento das empresas. Os representantes suecos, porém, não garantiram ajuda.

Encontrar uma solução para a Volvo ajudaria a Ford a se livrar de um dos atuais ralos por onde escoa o dinheiro da montadora americana. A companhia sueca registrou prejuízo de 458 milhões de dólares no terceiro trimestre e encontra-se em meio a um processo de demissão de 6 mil empregados, 25% da sua mão-de-obra.As perdas refletem quedas nas vendas nos principais mercados da Volvo, especialmente no americano, onde a venda de carros de grande porte despencou nos últimos meses.

Analistas ouvidos pelo FT acreditam que a Ford terá dificuldade em encontrar um comprador para a Volvo, em razão do enxugamento da liquidez global, do alto nível de endividamento da empresa e da relativa integração dos processos produtivos da companhia sueca com os da matriz americana.

Bookmark and Share



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP