Petrobras deve ter lucro trimestral de ao menos R$ 9 bilhões

>> 10 novembro 2008


Ações da empresa, no entanto, continuarão a oscilar de acordo com os preços internacionais do petróleo
A Petrobras deverá divulgar nesta terça-feira um lucro líquido de 9,2 bilhões a 10,1 bilhões de reais no terceiro trimestre, segundo estimativas de três corretoras. A Ágora, a corretora mais otimista, espera um lucro de 10,1 bilhões de reais, com um crescimento de 82,9% sobre o mesmo período do ano passado. Já na comparação com o trimestre anterior, os analistas dizem que a elevação será de 16%. "O resultado financeiro [da Petrobras] será positivamente impactado no trimestre pela valorização de 20,25% do dólar contra o real, impulsionando o lucro líquido da empresa", dizem analistas da corretora.
Eles prevêem uma margem Ebitda (lucro antes de impostos e amortizações) de 29,6%, ou 0,4 ponto percentual maior que o do terceiro trimestre de 2007 e 3,6 pontos percentuais menor do que o segundo trimestre de 2008. O Banco Fator apresenta estimativas mais modestas. O lucro líquido estimado é de 9,2 bilhões de reais, uma elevação de 68,1% ante o terceiro trimestre de 2007. O Fator diz que haverá uma queda da margem Ebitda quando comparados os dois últimos trimestres: de 33,2% para 31,3% (- 1,9 ponto percentual).
Para o banco, embora o petróleo venha caindo desde julho, a Petrobras manterá números próximos dos registrados em igual período do ano passado, quando a matéria-prima estava mais valorizada. Os aumentos da gasolina em maio e de outros derivados terão um impacto positivo no resultado desta terça-feira.
O Fator recomenda a compra de ações da empresa. Já o Santander calcula um lucro líquido da Petrobras no terceiro trimestre deste ano de 10 bilhões de reais, 82% maior do que a marca de 2007. A corretora do banco espanhol estima queda de 5,8 pontos percentuais no Ebitda de entre o segundo (33,2%) e o terceiro trimestre (27,4%) deste ano.
Queda do petróleo
A provável divulgação de um lucro expressivo não deve ser suficiente para as ações da Petrobras se recuperarem do tombo dos últimos meses porque o mercado está mais de olho na queda dos preços internacionais do petróleo. Segundo a Itaú Corretora, se o barril permanecer no atual patamar de 60 dólares durante 2009, o lucro da estatal no próximo ano vai cair para 12,7 bilhões de reais. Caso a cotação média do barril seja de 50 dólares, o lucro líquido despencaria para apenas 1,97 bilhão de reais. A corretora, entretanto, vê como mais provável um petróleo cotado a 70 dólares, o que levaria a um lucro de R$ 22,5 bilhões no próximo ano - ainda assim uma queda de 27% sobre o resultado projetado para 2008 (29,9 bilhões de reais). O principal problema da Petrobras é que suas despesas cresceram 89% nos últimos três anos. Em tempos de petróleo caro, o mercado acabou ignorando esse fato. Com as cotações em patamares mais modestos, no entanto, as margens de lucro serão corroídas.
A Itaú Corretora considera que um ponto-chave para evitar uma forte queda do lucro em 2009 é a manutenção dos preços da gasolina e do diesel, produtos que respondem por 40% das receitas da empresa. O atual preço da gasolina contém um ágio de mais de 40% em relação aos valores praticados internacionalmente. Já o diesel está cerca de 30% mais caro. Para a Itaú Corretora, é provável que o governo adie a redução dos preços pelo menos até o próximo ano. No entanto, é possível que a inflação dê sinais de aceleração nos próximos meses devido à escalada do dólar. Nesse cenário, o Banco Central passaria a ser pressionado para retomar a alta dos juros em um momento de desaceleração da atividade econômica externa e interna. Para evitar o aperto monetário, uma medida possível seria a redução do preço dos combustíveis - o que prejudicaria a Petrobras.

Bookmark and Share



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP