VCP irá comprar ações da Aracruz por R$ 2,7 bi

>> 09 agosto 2008


A Votorantim Celulose e Papel (VCP) anunciou hoje que chegou a um acordo para a aquisição de 127,506 milhões de ações ordinárias (ON) da Aracruz, representativas de cerca de 28% de seu capital votante, pertencentes à Arapar, holding da família Lorentzen. O preço global da aquisição, que envolve a Votorantim Industrial, controladora da VCP, será de R$ 2,71 bilhões, a ser pago em dinheiro na data da transferência das ações. A VCP já integra o bloco de controle da Aracruz, com 28% das ações ordinárias.

Segundo a VCP, a Arainvest Participações (do Grupo Safra), também integrante do bloco de controle da Aracruz, terá o prazo de 90 dias para se pronunciar sobre sua opção de exercer ou não o direito de preferência ou de venda conjunta de suas ações (tag along), nos termos do acordo de acionistas de Aracruz vigente entre Arainvest e Arapar. "Caso a Arainvest renuncie ao seu direito de preferência e de venda conjunta, Votorantim Industrial e VCP buscarão negociar um acordo com Arainvest, visando compartilhar o controle de Aracruz e VCP", informou a VCP em fato relevante.


Ainda de acordo com a VCP, se a aquisição for confirmada, o grupo Votorantim pretende promover uma reorganização societária de Aracruz e VCP, visando capturar sinergias. Nesse caso, será aplicado o critério de fluxo de caixa descontado das empresas para definir a relação de troca entre as ações. "Baseando-se na avaliação do Banco ABN Amro Real, a relação de troca será entre 0,22 e 0,24 ação (ordinária ou preferencial) de emissão da VCP para uma ação (ordinária ou preferencial) de emissão da Aracruz."

"Tendo em vista que as transferências de ações decorrentes desta alienação serão apenas entre integrantes do atual bloco de controle da Aracruz, a aquisição das ações pela Votorantim Industrial e VCP não requer apresentação, aos demais titulares de ações ordinárias de emissão de Aracruz, de oferta pública de aquisição de suas ações, uma vez que inexistirá alienação de controle da Aracruz", informou a VCP.
Bookmark and Share



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP