Carteira Sugerida de Ações_Agosto/2008

>> 03 agosto 2008


Bradesco PN – BBDC4
As ações dos bancos continuam sendo penalizadas pelo desempenho das ações de instituições financeiras nos EUA e Europa. No entanto, temos que lembrar que os bancos brasileiros não tiveram nenhuma exposição aos ativos leastreados em hipotecas norte-americanas. Além disso, na 1ª semana de Ago/08, os bancos começarão a divulgar seus resultados do 2T08. O do Bradesco sai dia 06/08 e esperamos um forte lucro baseado na manutenação de alta da carteira de crédito, melhor margem financeira de operações de tesouraria e manutenção das receitas de prestação de serviços. Também, acreditamos que com a queda acumulada das ações da instituição (10% no ano), o mercado já precificou o aumento de impostos (CSLL), já que os bancos vão compensar esse aumento com ativação de créditos tributários.

Unibanco Units – UBBR11
Recomendamos as ações do Unibanco pelos mesmos fatores macro abordados acima. As ações Units da instituição acumulam queda de 12% no ano até Jun/08 e devem se recuperar com resultado favorável do setor, baseado ainda na continuidade de elevação do crédito com queda de inadimplência apresentada até Jun/08, pelo Banco Central.

Cesp PNB – CESP6CESP -PNB
A empresa divulgará o resultado do 2T08 no dia 08/08/2008 e nossa expectativa é de que esse resultado seja melhor do que o do 1T08 quando a empresa contabilizou perdas decorrentes da compra de energia no mercado “Spot” em preços aviltados pelas condições de mercado. Além disso, o acreditamos que o mercado ainda não está precificando os bons fundamentos da empresa, que consiste na garantia de receita pelas vendas contratadas, nem da reestruturação do capital e das dívidas. Nosso preço alvo para as ações da empresa é de R$41,71 para as PNBs e R$33,53 para as ordinárias.

CPFL ON – CPFE3
As ações da CPFL apresentaram uma forte volatilidade no mês de julho/08 e encerraram o mês com uma ligeira valorização de 0,1% contra uma queda de 8,5% do Ibovespa. Acreditamos que o resultado do 2T08 não deverá apresentar surpresas, mas esperamos seja pouco melhor daquele apresentado no 1T08. Nossa expectativa é de que as ações continuem se valorizando e refletindo as boas perspectivas de boa performance operacional e financeira nos próximos períodos. Além disso, a empresa contínua sinalizando a estratégia em aumentar sua participação no segmento de geração, haja vista o cenário positivo para esse segmento do setor elétrico, aproveitando oportunidades de negócios. Também pretende manter sua boa política de distribuição de dividendos, que prevê em estatuto uma distribuição mínima obrigatória de 50% do lucro líquido, ajustado em bases semestrais.

Eletrobrás ON – ELET3
As ações ordinárias da Eletrobrás apresentaram uma boa performance no mês de julho/08 com uma valorização de 2,7% contra uma queda do Ibovespa de 8,5%. Consideramos ainda, essa valorização muito modesta já que a empresa vem confirmando sua estratégia de fortalecimento. Depois do anúncio da formação da diretoria para saneamento das distribuidoras federalizadas, a empresa anunciou o pedido de registro dos ADRs nível 2 na SEC, que poderá ter sua aprovação até o final do mês de agosto/08. Além disso, continua com importantes “drivers” para o curto e médio prazos tais como.: (i) divulgação de mais detalhes sobre a previsão de melhora no desempenho operacional e financeiro das distribuidoras controladas pela empresa, que proporcionará ganhos operacionais significativos; (ii) parecer da União sobre a proposta para o pagamento dos dividendos atrasados das ações ordinárias, que além de eliminar um passivo permitirá importante redução de custos financeiros; e (iii) alteração na lei que permitirá ao grupo um maior volume de investimentos e financiamentos. Também há perspectivas de crescimento da rentabilidade ao longo dos próximos trimestres. Não estamos esperando nenhuma surpresa de resultados para o 2T08, deverá ser semelhante ao do 1T08.

B2W ON - BTOW3
Mantemos nossa recomendação para as ações da cia, que possui bons fundamentos e ainda deve extrair sinergias com a fusão da Americanas.com e Submarino. O ambiente macroeconômico está relativamente favorável, que apesar da tendência de alta nos juros, que inibe as vendas a prazo, os níveis de desemprego estão estáveis refletindo direta e positivamente na confiança do consumidor, o que se resume em vendas melhores. No ano, suas ações apresentam variação negativa de 16,73% contra uma queda de 6,86% do índice Bovespa.

JBS ON - JBSS3
A JBS apresentou um desempenho operacional consolidado mais forte no 2T08, com um resultado mais fraco em suas operações no Brasil por conta do alto custo do gado, mas que foi mais que compensado pela melhora operacional atingida pela JBS USA, que apresentou uma margem Ebitda de 5,1%, ante 0% no 1T08. Essa melhora ainda não reflete a volta da importação de carne bovina pela Coréia do Sul, que deve causar impacto positivo no desempenho do 3T08, compensando o resultado mais fraco previsto para o Brasil.

CSN ON - CSNA3SID NACIONAL-ON
Mantemos a recomendação das ações da cia por entendermos que a forte desvalorização ocorrida no mês anterior foi decorrente da turbulência do mercado acionário e não relacionado aos bons fundamentos da empresa. Visualizamos que, mesmo com a ampliação da taxa de juros no país, ainda assim a demanda de aço pela indústria automobilística e linha branca deve se manter em patamar elevado. Por outro lado, a empresa tem meta de elevar os preços de seus produtos, justificado pela alta de insumos de produção (minério de ferro, carvão e frete), o que acabará se transformando em aumento de margens. A CSN supre necessidade de minério através de produção própria (mina de Casa de Pedra) e, portanto, deverá registrar melhora de margens em comparação com a concorrente Usiminas.

Gerdau PN – GGBR4
O cenário de crescimento da indústria de construção civil nos países da América do Sul, com destaque para o Brasil, tende a gerar grande demanda para seus produtos. Por outro lado, a sua exposição nos EUA, não deve ser encarada como negativa, já que atualmente o Grupo é o segundo maior em aços longos e seus principais clientes são o Governo (Infra-Estrutura) e alguns ramos da indústria, que continuam operando com bom nível de pedidos. Vale lembrar que o mercado de habitação sofre uma crise momentânea com a desaceleração econômica naquele país, mas que não afeta fortemente a empresa, já que o conceito de construção de casas não está focado no uso intenso de alvenaria. No ano passado, o Grupo Gerdau comprou a Chaparral, uma grande usina de aços longos e especiais nos EUA, que acabou ampliando fortemente seu endividamento, com reflexos negativos no resultado financeiro dos últimos trimestres, mas que já se encontra praticamente normalizado com a recente colocação de ações que efetuou no mercado. Sendo assim, aguardamos que a empresa venha a apresentar resultados mais expressivos no 2T08, com redução das despesas financeiras.

Petrobrás PN – PETR4
A cia teve forte desvalorização no mês de julho, acompanhando a queda das cotações do petróleo e a forte saída do investidor estrangeiro da Bolsa. O petróleo continua volátil e sensível a questões geopolíticas. A produção nigeriana é freqüentemente ameaçada por possíveis ataques às suas instalações, causando incertezas em relação à oferta. Além disso, existem conflitos entre Iraque e Irã, o que fortalece tais incertezas. Outro ponto que está pesando sob suas ações é a possibilidade do governo criar uma empresa 100% estatal para administrar o pré-sal. Apesar dos pontos citados acima, neste mês a cia divulga seu resultado, devendo apresentar bom desempenho e crescimento de lucro.

Bradespar PN – BRAP4
Estamos incluindo as ações PN da Bradespar em nossa carteira recomendada para o mês corrente por entendermos que a forte desvalorização ocorrida no preço de suas ações durante o mês passado não esta atrelado aos seus fundamentos, mas sim a turbulência do mercado acionário internacional. Acreditamos que tão logo as notícias negativas no front externo sejam amenizadas, o preço de suas ações deva sofrer uma correção ou digamos, um ajuste técnico corrigindo este comportamento baixista.

Embraer ON – EMBR3
A cia apresentou uma melhora importante no seu resultado do 2T08, anunciado em 31/07/08. Conforme já havia sido anunciado, as entregas de aeronaves totalizaram 52 no 2T08, com crescimento de 16 unidades em relação a igual período de 2007. Com isso, a cia pôde se beneficiar de uma melhoria operacional, representada pela aproximação do prazo de entregas em relação à montagem. Assim, mesmo com a valorizção de 16% no câmbio nos 12 meses anteriores a Jun/08, a Embraer obteve um crescimento de 2,9pp na margem EBITDA para 6,5%.

FONTE: SLW
Bookmark and Share



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP