71% dos economistas afirmam que os Estados Unidos já estão em recessão

>> 14 março 2008


Fator crucial foi o aumento do desemprego no mês passado
Os Estados Unidos entraram em recessão. Essa foi a resposta de 71% dos 55 economistas ouvidos pelo jornal The Wall Street Journal. De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 7 e 11 de março, a maioria dos entrevistados reconhece que a locomotiva americana perdeu seu vapor.


Para eles, mesmo com a injeção de dólares do governo para conter a crise imobiliária, o cenário é mais pessimista do que se imagina. A oscilação das bolsas, queda constante do preço do dólar e alta do petróleo estão contribuindo para desacelerar a economia americana. Setores como, por exemplo, o têxtil e confecção, calçados, automotivo, minérios, varejo, agronegócio, siderurgia, bancos foram negativamente impactados. Só para se ter idéia, o comércio americano registrou queda de 0,6% nas vendas em fevereiro.
Quando indagados sobre o fator crucial para a recessão, grande parte a atribui à questão do emprego. No mês de fevereiro, 63 mil pessoas perderam seus cargos. Por isso, eles estimam que até o final do ano sejam criados nove mil postos de trabalho por mês, ante a expectativa de 48,5 mil. A previsão da taxa de desemprego também aumentou para 5,5%, contra 4,8%. Em relação à inflação, a estimativa é que ela chegue a 3,5% em junho e sobre a possibilidade de crescimento, o percentual é bem baixo: de 0,1% ao ano. Segundo eles, a crise de 2008 poderá ser bem pior que as de 2001 e 1990/91.
No segundo semestre, no entanto, a previsão é um pouco mais otimista. Mas para que o papel se inverta, é necessário que haja mais ação por parte do governo e do Federal Reserve (Fed). A esperança dos especialistas é que aconteça uma redução da taxa de juros e que a inflação diminua.

Entretanto, “o termo recessão, na definição correta, só pode ser atribuído quando o produto interno bruto do país cair por dois trimestres consecutivos”, ressalva Stanley, do National Bureau of Economic Research
EXAME



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP