S&P: mercado mundial perdeu US$ 5,2 tri em janeiro

>> 09 fevereiro 2008


Relatório da agência de análise de risco Standard & Poors (S&P) revela que os mercados de ações mundiais perderam um montante combinado de US$ 5,2 trilhões em janeiro, com os mercados emergentes caindo 12,44% e os mercados de países desenvolvidos perdendo 7,83% no mês, um dos piores desempenhos já registrados para um início de ano. Os dados fazem parte do relatório "World by Numbers" sobre os mercados de ações globais da S&P.

"Existiram poucos locais seguros em janeiro, com 50 dos 52 mercados de ações globais encerrando o mês em território negativo, com 25 deles registrando perdas de dois dígitos", disse Howard Silverblatt, analista sênior de índices da S&P. "Alta volatilidade, rápidas viradas em ambos, no mercado e no sentimento do investidor, e preços de ações drasticamente mais baixos prevaleceram durante o mês."

Todos os 26 mercados de ações de países desenvolvidos registraram retornos negativos em janeiro, com 16 deles perdendo pelo menos 10% de seu valor. As perdas do mês passado apagaram todos os ganhos anteriores dos mercados de ações, deixando todos os mercados de países desenvolvidos no vermelho considerando um período de três meses. O retorno em 12 meses foi desigual, com 15 mercados de países desenvolvidos em território positivo e 11 no vermelho (seis deles com retornos negativos de dois dígitos).

Apesar dos ganhos do mercado de Marrocos (+10,17%) e da Jordânia (+3,11%), os mercados de ações de países emergentes foram devastados em janeiro, registrando uma perda média de 12,44%. A Turquia foi a mais atingida
no mês passado com uma
perda de 22,70%, seguida pela
China (-21,40%), Rússia (-16,12%) e Índia (-16%). Somente os mercados de cinco países emergentes permaneceram no positivo no período de três meses encerrado em janeiro. Apenas Argentina e Taiwan escorregaram para território negativo no período de 12 meses.


O mercado de ações do Brasil registrou um retorno negativo de 8,59% em janeiro e, no período de três meses, apresenta uma desvalorização de 11,33%. Contudo, no período de 12 meses o mercado brasileiro ostenta o maior ganho entre os emergentes, de 61,44%, bem à frente da Índia (+47,83%), China (+37,25%) e Rússia (+10,92%).

Fonte:
Exame



0 comentários:

Receba nossas Atualizações

Digite seu Email no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP